O prédio mais sustentável do Brasil fica em Porto Alegre!
O prédio mais sustentável do Brasil fica em Porto Alegre!
O condomínio IDEA Bagé, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre feito pela incorporadora Capitânia, recebeu a certificação platina do Green Building Council no Brasil, uma das principais organizações que incentivam a construção verde.

Para receber o reconhecimento, sendo ele o máximo dentro da categoria, o prédio foi avaliado em oito categorias: implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e projeto e crédito regionais.
O empreendimento atingiu 91 dos 110 pontos possíveis na análise. Foi o primeiro — e até agora, o único — condomínio residencial do país a ganhar o reconhecimento na categoria máxima, entre cerca de 50 analisados.
O condomínio conta com um sistema de 130m² de painéis fotovoltaicos que terá a capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem. Além disso, o empreendimento alia tecnologia e automação para o consumo consciente de água e energia, com chuveiros ecológicos, aplicação de Internet das Coisas (IoT) e fachada autolimpante.
De acordo com a Capitânia Investimentos Imobiliários, que trouxe esse novo conceito residencial, o sistema de aquecimento de água, por exemplo, se vale de tecnologia sustentável para transformar o calor do sol em água quente. Além disso, há utilização de lâmpadas LED em toda área condominial, portaria virtual autônoma e um sistema de internet que permite ao morador acompanhar em tempo real, por meio de aplicativo, o quanto está consumindo de água, gás e energia em seu apartamento.
Mauro, engenheiro e sócio da Capitânia, explica que o conceito IDEA foi desenvolvido para garantir o bom gerenciamento do prédio. “A tecnologia permite ter a medição dos consumos de água, gás e energia, além dos controles de acessos e funcionamento das bombas que elevam a água aos reservatórios superiores, do sistema que gera água quente e dos volumes de água dos reservatórios. Dessa forma, o IDEA Bagé é revolucionário neste sentido,pois, por meio da Internet das Coisas, provê instantaneamente todas essas informações”, afirma.
Outro diferencial no prédio é a economia de água. Os chuveiros ecológicos de cada apartamento chegam a reduzir em até 60% o consumo.
“Para se ter uma ideia, os chuveiros normais costumam ter uma vazão que varia de 18 a 30 litros por minuto. O chuveiro que será instalado nos apartamentos do IDEA Bagé tem uma vazão constante de 10 litros por minuto, que atende aos requisitos de construções sustentáveis. Isso ajuda a diminuir o impacto negativo no ambiente,e ainda proporciona uma boa economia na conta de água todo mês, sem tirar a sensação de conforto do banho”, destaca Mauro.
Quer saber mais sobre o IDEA Bagé e investimentos imobiliários? Converse direto pelo WhatsApp, clicando aqui.
